fbpx
Back

Tudo o que você precisa saber sobre o PIX

O PIX é o mais novo meio de pagamento brasileiro, com ele será possível fazer e receber pagamentos à qualquer momento do dia, em questão de segundos, inclusive aos finais de semana. A ferramenta traz grandes inovações e diferenças entre os meios de pagamentos já existentes, como TED, boletos e cartões, diferenças essas que são cruciais você entender quais são e como afetarão a sua vida financeira.

À partir de outubro deste ano já será possível realizar o cadastro para usar o PIX, que será lançado oficialmente em meados de novembro, segundo o Banco Central. Por mais que possa soar assustador, o real objetivo é simplificar os meios de pagamentos, os deixando mais intuitivos e práticos do que pagar em dinheiro.

Sem a necessidade de intermediários, as transações serão realizadas diretamente da conta do pagador para a conta de quem irá receber. Isso se deve à simplificação na quantidade de informações que eram necessárias para fazer essas transações, tornando o serviço mais rápido e mais eficiente também.

Teremos algumas formas diferentes de se iniciar uma transação no PIX:

  • Através de chaves ou apelidos para identificar a conta transacional. Podendo ser o número de telefone, CPF, CNPJ, e-mail ou EVP (que será uma sequência de números gerada pelo sistema, para quem não quiser dar um dos dados acima);
  • QR Code, tanto o estático (que poderá ser reutilizado em várias transações) quanto o dinâmico (gerado apenas para ser utilizado em uma única transação);

As opções estarão disponíveis nos canais das instituições financeiras que estejam cadastradas no PIX. Podendo ser disponibilizadas no internet banking, aplicativos, agências e até mesmo lotéricas.

Agora que você já sabe o que é o PIX, precisa entender quais as diferenças entre ele e os meios de pagamentos já existentes, veja abaixo:

TED/DOC

TED/DOC PIX
Forma de pagamento Quem envia o dinheiro, precisa de uma série de dados de quem irá receber. O pagador precisa apenas clicar na chave já salva no celular, link ou QR Code.
Notificação Não há notificação de conclusão da transação. O pagador sempre será notificado, até mesmo em caso de erro.
Disponibilidade Tradicionalmente em dias úteis, entre 6h e 17h30 A qualquer dia e horário. 365 dias por ano e 24h por dia.
Uso Mais limitado. Mais abrangente.

Boleto

Boleto PIX
Forma de pagamento Através da leitura ou digitando o código de barras. Basta clicar no link enviado pelo recebedor, ou usar o QR Code.
Notificação O pagador não recebe notificação. O pagador sempre receberá notificação sobre a conclusão da transação ou caso aconteça algum erro.
Disponibilidade Somente dias úteis. Pode ser realizado à qualquer dia e horário.
Escopo Limitado. Atende a qualquer uso.

Cartão de débito

Cartão débito PIX
Pagamento Depende do cartão. Todas as transações podem ser feitas pelo celular.
Escopo Normalmente utilizado em compras. Abrange qualquer uso.

Cartão de crédito

Cartão crédito PIX
Forma de pagamento Depende do cartão Uso pelo celular, sem necessidade do cartão.
Escopo Compras de bens e serviços. Qualquer uso.
Anuidade Varia dwe acordo com o contrato da instituição. Não há anuidade.
Débito dosrecursos em conta Dia fixo para o pagamento da fatura. Recursos podem levar dias para serem debitados. Ocorre em segundos.
Crédito Possuí uma oferta de crédito específica (limite do cartão). Não é uma operação de crédito.

Essas são as principais diferenças entre os meios de pagamento, precisa saber melhor coo isso pode afetar o seu negócio ou como implantá-lo na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas, nós da Criazo estamos prontos para te ajudar a achar as melhores soluções para sua empresa.

Propague
Propague
https://propague.net
Soluções criativas e tecnológicas para negócios de todo o Brasil. Comunicação com inovação e eficiência. Especializada em mídias digitais, tecnologia, software e inbound marketing.

Vamos conversar sobre seus projetos. Quero!